sexta-feira, 1 de abril de 2011

fragmentos de DIÁLOGO DE SURDOS

CENA 1:

AMANDA E BEATRIZ

(as duas sentadas, esperando alguém vir busca-las)

AMANDA: - Tá demorando né!? Não vejo a hora de chegar em casa, detesto mato, inseto, carrapato, nem sei como você me convenceu a acampar no meio do nada, sem água encanada, chuveiro elétrico, você sabe que eu odeio tomar banho de água fria...
BEATRIZ: - Ué, você não estava sempre reclamando que depois que comecei com o Felipe e você com o Carlos, a gente nunca mais viajou juntas...
AMANDA: - Verdade. Mas precisava ser para um lugar desses?
BEATRIZ: - Amiga é pra essas coisas, eu ira com você até o inferno se fosse preciso...
AMANDA: - Mas aquilo ali ERA o inferno!
BEATRIZ: - Eu achei tudo lindo, a cachoeira, as flores, o luar... um luar daqueles a gente não vê na cidade...
AMANDA: - Eu me senti uma pateta brigando pra montar a barraca, tendo que me virar no matinho mesmo... nunca mais outra dessas... nunca mais! (se aproxima do rosto de Beatriz mas se afasta) Até a estrada de volta pra cidade é ruim, me senti num tobogã dentro do ônibus... Quero minha cama, meu banheiro. Não teve nada de bom nessa viagem...
BEATRIZ: - Claro que teve Amanda... ficamos mais... próximas... 
AMANDA: - (Amanda e Beatriz se olham - pausa) Você tem razão... ficamos mais próximas mesmo... (Amanda ri nervosa, Beatriz se afasta um pouco) mas não muito próximas... (Amanda ainda nervosa tentando desconversar) Nossa, tá demorando né?! Que estrada longa...
BEATRIZ: - Pois é... (Beatriz mexe nos cabelos de Amanda, depois segura sua mão) ... tá demorando... (Se aproximando de Amanda)
AMANDA: - Eu, (meio confusa) eu, eu acho que... que eu... (Beatriz se aproxima mais ainda de Amanda)
BEATRIZ: - Você acha que... (bem perto de Amanda)
AMANDA: -... eu acho... eu tenho... eu tô... (Amanda beija Beatriz) ... apaixonada por você... pronto... falei... (Amanda se afasta) Mas isso não faz muito sentido... (Beatriz beija Amanda)
BEATRIZ: - (soltando Amanda) Que bosta, minha mãe fez aniversário ontem e eu nem liguei, nem comprei uma lembrancinha pra ela...
AMANDA: - Relaxa, quando você chegar em casa telefona pra ela.
BEATRIZ: - (manhosa abraçada com Amanda) Nossa, tá demorando mesmo né?!
AMANDA: - (soltando Beatriz) Não sei você, mas eu não tô muito a vontade com essa situação...
BEATRIZ: - Bobagem a sua... o Carlos nunca vai...
AMANDA: - Chegar daqui a pouco... 
BEATRIZ: - (Chateada, se arrumando pra ir embora) Se você prefere essa “viagem” acaba aqui!
AMANDA: - (segurando Amanda) Por mim não! (Se beijam)
BEATRIZ: - (rindo meio sem graça) Tava demorando né!?



CENA 6B:

HUMBERTO E IVAN

(Humberto e Ivan se encontram, começam a se agarrar e vão indo para um quarto, tiram a roupa, simulação de cena de sexo, Humberto é passivo e durante o ato diz que ama Ivan, terminam o sexo, Ivan tanta beijar Humberto, Humberto se esquiva)

HUMBERTO: - Acabou!
IVAN: - Como assim?
HUMBERTO: - Acabou acabando.
IVAN: - Isso não é resposta.
HUMBERTO: - Eu sei.
IVAN: - Tem certeza?
HUMBERTO: - De que?
IVAN: - De que acabou?
HUMBERTO: - Tenho.
IVAN: - Foi alguma coisa que eu fiz, que eu falei?
HUMBERTO: - Não! Só acabou, só isso!
IVAN: - Essas coisas não acabam assim do nada, elas vão acabando aos poucos, eu nem notei nada... Não pode ser... (Ivan tenta fazer carinho em Humberto que se esquiva)
HUMBERTO: - Acabou. Eu já disse... você acha que é fácil pra mim?
IVAN: - Mas isso já aconteceu...
HUMBERTO: - Acabou!
(Silêncio – Ivan se levanta)
HUMBERTO: - E agora?
IVAN: - Agora o que?
HUMBERTO: - O que a gente faz agora?
IVAN: - Você eu não sei, mas eu vou embora (Humberto segura Ivan, que se solta)
HUMBERTO: - Mas porque?
IVAN: - Você acabou de me dizer que acabou, eu não tenho mais nada pra fazer aqui... (Ivan se levanta e começa a se vestir)
HUMBERTO: - Então é isso, você me usa e vai embora.
IVAN: - Eu te uso? Eu nunca te usei, nem quando eu quis, e foram muitas vezes, mas eu nunca tive coragem de te usar... Eu devia ter feito isso, esse sigilo, esse segredo, essa coisa toda, você tem vergonha e não de mim. Você tem vergonha de você, você tem vergonha de gostar de homem, mas isso é problema seu...
HUMBERTO: - Você quer uma carona?
IVAN: - Não.
HUMBERTO: - Mas é caminho...
IVAN: - Caminho? Aprendeu a adivinhar pensamento agora? Você nem sabe pra onde eu vou...
HUMBERTO: - Pra onde você vai? Eu te levo!
IVAN: - Eu vou pra qualquer lugar que seja longe de você! (termina de se vestir e sai)
HUMBERTO: - (grita) Viado!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário