sexta-feira, 22 de abril de 2011

BUENOS AIRES 2011: 1ª atualização

Só pra variar não estou viajando a turismo, essa imersão na língua espanhola é porque estou fazendo um Seminário de Antropologia Teatral com Ana Woolf, mas como eu vou passar três meses em terras portenhas, juntemos então o útil ao agradável.

Estou morando num hostel no centro geográfico de Buenos Aires, não sei se estamos em Caballito ou em Almagro, mas estamos em algum lugar bem bacana, tem de tudo aqui perto, desde cinema até quitanda, lugar bem central mesmo, hoje é o quinto dia que estou aqui e já deu pra dar uma volta nas redondezas, agora só falta arrumar coragem pra encarar os ônibus (nada contra andar de ônibus, mas fazer isso numa cidade que eu não tenho domínio do idioma parece ser meio complicado).

Aqui dá vontade de fazer duas coisas: FUMAR e COMER CHOCOLATE, como eu não preciso virar fumante e não posso comer muito doce, faço o que mais me agrada numa cidade fria (nem tá tão frio assim, eu e que não sou acostumada) e sem ladeiras: vou andar, vi alguns parques e praças, essas fotos dá pra ver no meu Orkut ou então no meu Facebook.

Bom, assim que eu cheguei tive um quase semi pânico achando que meu cartão do banco tava bloqueado, mas era eu quem não tava sabendo como sacar dinheiro mesmo, depois meu problema foi de ordem idiomática, tava tentando entender o espanhol falado pelo chineses donos dos mercados daqui de perto (me senti aliviada quando o gerente do hostel disse que nem ele consegue entender) e depois o grande desafio COMO ALGUÉM QUE NÃO SABE COZINHAR COMPRA COMIDA NUM LUGAR ONDE NÃO FALA MUITO BEM O IDIOMA? Nesse caso recorri a um supermercado tipo Extra ou Bompreço, sem maiores problemas, inclusive no custo de vida, dá pra dizer que é como São Paulo.

Tava dizendo que Buenos Aires é uma São Paulo que fala espanhol, não tô tendo grandes problemas a princípio, só algumas coisas que seria mais bacana fazer com turma que eu não me empolgo tanto em fazer sozinha, mas deixa eu primeiro sentir a cidade, conhecer e entender como ela flui.

Outra coisa que me deixa feliz é uma tolice sem tamanho: as folhas caídas nas calçadas, aqui tem outono e eu acho liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo (sempre achei apesar de Maceió só ter ou Verão ou Mormaço), o ruim é que junto com as folhas sempre tem um tanto de cocô de cachorro, nossa, tem muito cachorro nessa região da cidade, e proporcionalmente muito dono mal-educado - certo, nesse aspecto Bs As é bem diferente de São Paulo, mas não se pode ter tudo.

No geral os portenhos são bem receptivos e educados, e acredito que o fato de me esforçar pra falar espanhol ou invés de portunhol deve contar pontos positivos (embora tenham me falado que o que conta mais ponto é o fato de ser mulher mesmo). 

Trouxe umas coisas pra ler, tenho internet wi-fi disponível 24 horas por dia e comprei três filmes do Harry Potter, além é claro de cuidar da atualização desse blog e do blog da Invisível. Daqui do hostel a pessoa mais acessível pra conversar é Pablo, um argentino de Tandil que fala tão rápido que eu perco o fôlego por ele e Felipe, um cachorro enorme (acho que um boxer) que toda vez que chega alguém ele vai, cheira e olha com uma cara de "OK, pode entrar".

É isso, pretendo aproveitar ao máximo minha estada por aqui, acho que nesses três meses talvez dois amigos meus dêem uma passadinha por aqui, vamos ver o que rola!!!

2 comentários:

  1. Eu tô morrendo de inveja, branca, claro!
    A cidade é mesmo linda. Não deixa de ver os parques em Palermo, parlermo soho e tudo que cabe nele. Outro lugar incrívelé a livraria Atheneu, o edereço dela é Av. Santa Fé 1860, era um antigo Teatro e que "hoje" é livraria, é considerado uma das mais lindas do mundo,eu chorei bastante quando entrei, se vc já foi me conta a sua impressão, e se não foi ainda, vá não vai se arrepender. Pra mim foi o momento mais lindo da minha viagem.
    Precisando de alguma orientação me fala, fiz um molesguine lindo, nele tem toda a minha viagem, por isso, precisando de alguma ajuda é só falar. Bjão

    ResponderExcluir