sábado, 29 de maio de 2010

Viagem no tempo e no espaço - ou pequeno fragmento de como era em São Paulo

Aconteceu uma coisa inusitada hoje, refiz a minha seleção de músicas do mp3-player, ok, até aí tudo bem, mas me senti deslocada no tempo e no espaço, me senti voltando dois anos no tempo. Em Maio de 2008 estava em São Paulo prestes a estrear o espetáculo OS POSSESSOS, bateu uma saudadezinha da experiência - que nunca mais se repetirá, obviamente - mas deu saudade mesmo dos amigos, das pessoas que conheci naquela situação tão peculiar.

Sempre digo que independente de onde eu esteja sempre sentirei saudades de alguém, seja amigos, amores, afetos, parentes, lugares, cheiros, sensações. Sinto falta do frio de São Paulo, embora não goste muito de frio, na verdade não gosto nenhum pouco de frio - foi o aspecto mais aterrador daquela experiência - por causa da sensação térmica dominando meu psicológico eu quis desistir duas vezes, ainda bem que não o fiz, o frio me uniu àquelas pessoas de quem hoje sinto falta.

Devia ter anotado sobre essa sensação térmico-afetiva nos meus primeiros instantes de Sampa, não foi fácil sair de um calor de 37°C e encarar na primeira noite 17°C, vinte graus é um bruto choque térmico, mas fui me acostumando com a amenidade da temperatura. 

CHOQUE talvez essa seja a melhor palavra para definir aquela experiência, choque térmico, choque cultural, choque de realidade, choque inclusive de afetos, tudo era chocante, das opções de almoço aos sotaques. E é impossível sair imune a tantas "eletrocuções" - no bom sentido - parecia uma experiência de quase morte revertida pela uso de um desfribilador no meu peito.

Não estou aqui invalidando a minha vivência anterior em Maceió - onde comecei a fazer teatro e continuo o fazendo - mas foi necessário me permitir ser uma extrangeira naquele momento e aos poucos ir me tornando comum, me tornando extrageira novamente ao retornar ao meu ponto de origem.

Música, som, paisagem, palavra, barrulho e descobertas internas/externas, a gente aprende a resignificar coisas simples, naquele momento eu descobri o que significa a palavra saudade e sei até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário